1) Nota introdutória
2) Porto Alegre e RS: composição do PIB por setores
3) Porto Alegre e RS: o PIB/”per capita”
4) Porto Alegre e RS: o Pib/”per capita” do setor industrial e de serviços
5) A declinante importância da indústria na economia da capital
6) A Microregião Porto Alegre: algumas observações finais
1) Nota introdutória
A desindustrialização de Porto Alegre, ocorrida nas últimas três décadas, trouxe à discussão a polêmica sobre um possível “esvaziamento econômico” da capital. E os números, bastante expressivos, mostravam expressiva perda: em 1970 a produção industrial de Porto alegre respondia por quase 26% da renda do setor no Estado; em 2004 a participação caíra para menos de 8%. Uma queda expressiva, “sem volta”, que poderia ser o início de perda de importância econômica da capital. As conseqüências, detectadas nas estatísticas da FEE relativas ao período 1999/2004 mostravam uma redução da participação relativa de Porto Alegre na PIB do RS. A pergunta que se colocava (e que se coloca, ainda) é se o crescimento do setor serviços compensaria (ou melhor, se compensará) as perdas da desindustrialização. O último dado disponível sobre renda municipal, de 2005, mostra um quadro modificado e mais favorável. E a melhora decorreu da combinação de dois fatores. Em primeiro lugar um aperfeiçoamento do sistema de coleta das informações estatísticas, especialmente relativas às atividades do setor terciário da capital, que registra um extraordinário incremento de quase 16% no PIB em relação a 2004. Combinado com um bom desempenho do setor industrial (que cresceu neste ano mais de 5%), a economia da capital deu um “um salto”, passando a ter um PIB/”per capita” superior à média estadual o que trouxe significativa recuperação de sua posição no “ranking” dos municípios gaúchos e, é claro, significativa elevação da sua participação na renda estadual.
2) Porto Alegre e RS: composição do PIB/ setores (2005)
Em percentual
Agricultura Indústria Serviços T o t a l
RS…………..8,5 29,1 62,4 100,0
POA………..0,06 14,2 85,7 100,0
3) Porto Alegre e RS: o PIB/”per capita”(2005)
RS: 13.310 reais
POA: 19.852 reais
4) Porto Alegre e RS: o PIB/”per capita” da indústria e do setor de serviços (2005)
Indústria Serviços
RS…. 3.456 reais 7.158 reais
POA 2.318 “ 13.922 “
5) A declinante participação da indústria na economia da capital
Além das observações já feitas na Nota Introdutória cabe observar que recente estudo da FEE (“Regiões Industriais do RS”) registra que na Microregião Porto Alegre a indústria representava ( média dos anos de 1999 a 2004) 44,4% da renda da microregião, enquanto que no município de Porto Alegre era de apenas 15%. A produção industrial da “Região Industrial de Porto Alegre” é bastante diversificada, destacando-se três gêneros: máquinas e equipamentos (12,1% do PIB industrial), alimentos e bebidas (11,8%) e produtos de metal (9,7%).
6) A Microregião Porto Alegre: algumas observações finais
O estudo da FEE destaca que uma região com atividade industrial diversificada – é o caso da micro Porto Alegre – tende ser mais adaptável e flexível às alterações do cenário econômico sendo, assim, mais capaz para enfrentar os desafios impostos pelo dinamismo e a acelerada mudança tecnológica que caracteriza a era da globalizalização. Esse fato traz boas perspectivas às iniciativas dos programas de políticas dos poderes públicos para o setor na MR. É oportuno lembrar que o governo Lula, rompeu décadas de omissão de governos anteriores, lançando no ano passado um potente e ambicioso programa incentivo e revitalização da indústria brasileira. Há, pois, necessidade de identificar o quê de industrial possui essa MR, resgatando e definindo o papel do município de Porto Alegre nessa realidade multifacetada que é o espaço metropolitano.